Sindicalistas de Brusque participam do Fórum Sindical Sul

Sindicalistas brusquenses participam esta semana, em Cianorte, no Paraná, do evento denominado Fórum Sindical Sul. O encontro reúne sindicalistas de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul para uma série de debates sobre temas voltados ao Direito Trabalhista. O Fórum teve início na quarta-feira, 24, e encerra nesta sexta-feira, 26.

Três sindicalistas de Brusque participam do encontro; Ednaldo Pedro Antonio, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Material Plástico e Químico (Sintiplasqui), João Decker e Valdecir Becker, ambos do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem (Sintrafite). Ambos os sindicatos integram o Fórum de Entidades Sindicais de Trabalhadores de Brusque e região.

A abertura do evento ocorreu na noite de quarta-feira. Nesta quinta-feira, duas palestras marcaram o encontro, seguidas de plenárias com debates. Uma delas foi ministrada pelo desembargador federal do trabalho da 4ª região, Marcelo José Ferlin D’Ambrósio, sob o tema “Judiciário trabalhista, interpretação e aplicabilidade da reforma trabalhista”. Já a segunda palestra teve como tema “Análise da conjuntura nacional e seus efeitos”, com o ex-senador e ex-governador paranaense Roberto Requião de Melo e Silva.

O último dia do evento será marcado por outra palestra. Desta vez, o assunto será “Movimento sindical e a política”. O palestrante é Marcos Verlaine, do Departamento Intersindical de Apoio Parlamentar (DIAP), que é jornalista.