31/03/2016

Palestras vão marcar Abril Verde em Brusque

Uma série de ações voltadas à prevenção de acidentes e doenças do trabalho será realizada neste mês de abril na cidade de Brusque. Trata-se da Campanha Abril Verde, que faz alusão ao tema, assim como existem as do Outubro Rosa e Novembro Azul. Palestras sobre saúde e segurança do trabalho e ato público reunindo milhares de pessoas integram o cronograma.

As ações do Abril Verde na cidade começam já na próxima semana, quando acontece a primeira de quatro palestras organizadas pelo Fórum de Entidades Sindicais de Trabalhadores de Brusque e região, que coordena o evento no município.  As palestras terão como temas Doenças Ocupacionais, Assédio Moral, Acidentes de Trabalho e O Papel dos Técnicos de Segurança no Trabalho. Todas as palestras são gratuitas e abertas ao público.

A primeira palestra ocorrerá na noite de quarta-feira, 6 de abril. O médico Jonas Krischke Sebastiany falará sobre o que são as doenças ocupacionais. O local será o auditório do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis (Sintrafite), na Rua Tiradentes, a partir das 19h.

Na semana seguinte, também na quarta-feira, dia 13, a palestra acontecerá no Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Vestuário (Sintrivest). O tema será Assédio Moral, tendo como ministrante Cleonice Caetano Souza, integrante da União Geral dos Trabalhadores (UGT) nacional. O horário é às 19h.

A terceira palestra será no dia 22 de abril, às 19h, no Sindicato dos Metalúrgicos (Sintimmmeb). Desta vez, o tema será Acidentes de Trabalho. Caberá ao secretário de Saúde da Força Sindical, Luiz Bittencourt, explanar sobre o tema.

N anoite de 27 de abril, o evento será no plenário da Câmara de Vereadores de Brusque. João Carlos Figueira, presidente do Sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho de Santa Catarina (Sintesc), falará sobre o papel dos técnicos de segurança nas questões de saúde e segurança de trabalhadores. O horário também será às 19h.

Já no dia 28 de abril, que marca no calendário  Dia Mundial em memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, acontecerá em Brusque a 14ª edição do Movida (Movimento em defesa da Vida, Saúde e Segurança da Classe Trabalhadora Catarinense). Trata-se de uma grande passeata pelas principais ruas da cidade, com parada e ato público no Centro. Milhares de pessoas de várias partes do estado e da cidade deverão estar presentes.

O que é o Movimento Abril Verde?

O Movimento Abril Verde foi criado em 2013 e tem por objetivo trabalhara s questões de prevenção em saúde e segurança dos trabalhadores. Várias cidades pelo Brasil criaram leis municipais implantando o evento no calendário local. Brusque também está na lista. O projeto de lei foi aprovado no ano de 2015 e já está sancionado pelo prefeito. A ação foi liderada pelo Fórum de Entidades Sindicais de Trabalhadores, que tem dois dirigentes de sindicatos vereadores (Marli Leandro e José IsaiasVechi).

“O que queremos é a segurança e saúde dos nossos trabalhadores. Sabemos que muita coisa poderia ser melhorada se tivesse um pouco mais de consciência. Ninguém de nós quer perder alguém da família por conta de acidente ou doença causados pelo trabalho. Se trabalharmos em conjunto poderemos prevenir mais”,  destaca o coordenador do Fórum, João Decker.

PALESTRAS

Doenças Ocupacionais