17/03/2016

Fórum apresenta ações do Abril Verde ao Comusa

O Fórum das Entidades Sindicais de Trabalhadores de Brusque e região esteve na reunião ordinária do Conselho Municipal da Saúde de Brusque (Comusa), realizada na noite de quarta-feira, 16. A missão era de apresentar aos conselheiros os detalhes da edição 2016 do Movimento em Defesa da Vida, Saúde e Segurança da Classe Trabalhadora Catarinense (Movida),que acontecerá no município em 28 de abril.

Além disso, os integrantes do Fórum comunicaram sobre o ciclo de palestras voltadas aos temas segurança e saúde laboral, programadas para ocorrer durante o mês. Serão quatro delas, sob os temas acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, assédio moral e papel dos técnicos de segurança no trabalho.

Os eventos integram ações do Abril verde, semelhante ao Outubro Rosa e Novembro Azul, movimento que busca trabalhar as questões relacionadas à saúde e segurança nos ambientes de trabalho e que teve projeto de lei aprovado na Câmara Municipal em 2015. As palestras acontecerão nos dias 6, 13, 20 e 27 de abril. NO dia 28 será realizado o ato público, reunindo milhares de pessoas de todo o estado, com passeata pelas principais ruas do Centro e concentração nas escadarias da Igreja São Luiz Gonzaga.

O Fórum possui cadeiras no Conselho Municipal de Saúde e foi o idealizador da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (Cist), que responde ao Comusa e é formada por representantes de diversos segmentos da sociedade.