Fórum Sindical de pleiteia segunda equipe do Samu para Brusque

O Fórum Sindical de Trabalhadores de Brusque e região, esteve reunido na tarde desta terça-feira, dia 21, com a secretária municipal da Saúde de Brusque, Ana Beatriz Baron Ludvig. O encontro, que é realizado a cada dois meses, aconteceu na sede do Sintrafite (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem de Brusque e região). Entre os assuntos discutidos na oportunidade estava a possibilidade de aquisição de mais uma equipe de atendimento do Samu para Brusque.

Para o sindicalista Júlio Gevaerd, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Brusque e região (SEEC), a demanda de atendimentos por conta do crescente número da população tem feito com que se precise de reforço neste serviço. segundo ele, se a ambulância, que atende Brusque e outras cidades da região, estiver em atendimento  houver a necessidade em outra ocorrência,  esta ficará desassistida.

A secretária da Saúde, Ana Ludvig, diz que a questão do Samu precisa ser discutida de forma regional. Segundo ela, conseguir mais uma equipe para atender em Brusque se torna algo difícil, principalmente por conta dos custos. “Há necessidade de uma nova equipe? Há muitas pessoas que deixaram de ser atendidas pela equipe por a ambulância estar e outra ocorrência? São questões que precisam ser levantadas. meu compromisso é de buscar essas informações e, a partir disso então discutir com a cidade, o Comusa e outras pessoas as necessidade de se trazer uma segunda equipe.

Ana Ludvig disse que vai levar o assunto para a discussão á comissão da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) para discutir a viabilidade de se dispor de uma segunda equipe do Samu no município de Brusque.

A equipe do Samu instalada em Brusque responde pelos atendimentos em outras cidades da região, como Guabiruba e Botuverá. A central de regulação, que libera a equipe quando solicitada pelo número 192, fica em Balneário Camboriú.