Fórum Sindical realiza primeira reunião do ano e define ações para 2020
José Isaias Vechi, coordenador do Fórum Sindical, sobre o retorno dos trabalhos - Assessoria de Imprensa do Fórum Sindical Brusque
00:00 / 00:00

O Fórum de Entidades Sindicais de Trabalhadores de Brusque e região realizou na tarde de segunda-feira, 10, a primeira reunião ordinária do órgão em 2020. Foi a reestreia de José Isaias Vechi na função de coordenador, cargo ocupado nos dois últimos anos por Jean Carlo Dalmolin. Vechi foi o primeiro coordenador do Fórum, criado em 2011 e que reúne doze sindicatos laborais da cidade de Brusque. A reunião aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário (SINTRIVEST).

A primeira reunião serviu para que os sindicalistas elaborassem um planejamento de ações a serem desenvolvidas ao longo do ano. Ela concentrou-se, inicialmente, no período até abril, com foco no mês dedicado a ações sobre prevenção a vítimas de acidentes de trabalho. Em Brusque, inclusive, foi instituído o Abril Verde, destinado a ações voltadas ao tema. O Fórum programa um evento em espaço público com orientações acerca do assunto à população.

Mas, antes, outra ação vai tratar de questões relacionadas ao Congresso Nacional e projetos que afetam a classe dos trabalhadores em nível nacional, como as já aprovadas Reforma Trabalhista e da Previdência. O objetivo é apontar outras mudanças que tramitam em Brasília a respeito dos temas e que devem ir à votações tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado.

Para isso, o Fórum deve convidar especialistas nos assuntos para as explanações. Entre os nomes cotados estão o do ex-governador do Paraná e senador da República Roberto Requião, e do desembargador do trabalho Marcelo José Ferlin D’Ambrósio, do Tribunal Regional Federal do Trabalho da 4ª Região, no Rio Grande do Sul.

“O Requião vai falar sobre o momento político pelo qual o Brasil passa. Ele é uma pessoa experiente nisso. E o juiz, que vai conversar conosco sobre o mundo do trabalho”, destaca o coordenador do Fórum, José Isaias Vechi.

Para ele, os dois nomes possuem gabarito sobre os temas a serem abordados no evento. O objetivo é de trazer informações ao público presente e as perspectivas futuras acerca dos assuntos. Ainda não há data para a realização do evento.

A próxima reunião do Fórum Sindical acontece em 9 de março, tendo como local e anfitrião o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Brusque (SINTIMMMEB).