Fórum Sindical discute efeitos da MP 873 do governo federal

O Fórum de Entidades Sindicais de Trabalhadores de Brusque e região realizou na tarde desta segunda-feira, 11, a reunião mensal ordinária de março. O encontro ocorreu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis (Sintrafite). Reforma da Previdência, MP 873, saúde e negociações coletivas foram os assuntos que dominaram a conversa entre os sindicalistas.

Um dos temas principais foi a Medida Provisória 873, editada e publicada este mês pelo governo federal. A regra ainda gera dúvidas para alguns sindicalistas. Uma delas é sobre a que valores ela recai, se apenas em relação a contribuição sindical ou sobre outros, como as mensalidades sindicais pagas pelos associados aos sindicatos.

"Tenho dúvidas com relação a isso, se é sobre todas as contribuições ou em todas as demais", comentou José Gilson Cardoso, do Sindmestre.

O coordenador do Fórum Sindical, Jean Carlo Dalmolin, lembrou que todo debate sobre a constitucionalidade ou não das medidas adotadas pelo governo contra o movimento sindical estão sendo deixados de lado.

"Desde a reforma trabalhista eles estão fazendo o inconstitucional", destacou o coordenador do Fórum, Jean Dalmolin, sobre o ponto de a MP ferir o que diz a Constituição Federal em relação à intervenção do Estado nas entidades sindicais.