Sindicatos vão ficar de olho mais próximo no Legislativo de Brusque

A tarde de terça-feira, 24, foi de conversa entre sindicalistas e o presidente da Câmara Municipal de Brusque, Roberto Pedro Prudêncio Neto (PSD). Ele recebeu os integrantes do Fórum de Entidades Sindicais da Classe Trabalhadora de Brusque e região em seu gabinete. O objetivo dos sindicalistas foi de dar início a um processo de acompanhamento mais próximo sobre a atuação dos vereadores e discutir temas de impacto na sociedade como um todo.

No encontro, os sindicalistas cobraram Prudêncio sobre a tramitação de projetos e mudança no que tange ao uso da tribuna pela população. A ideia da tribuna popular, em que um cidadão pode chegar ao Legislativo, se inscrever e usar o espaço no mesmo dia da sessão ordinária é um dos pleitos do grupo. “Tenho um pedido de um cidadão para uso da tribuna popular faz mais de dois anos e até agora nenhuma resposta”, pontuou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos (Sintimmmeb), José Isaias Vechi, que também é vereador.

Outro assunto cobrado pelos sindicalistas foi sobre o posicionamento dos vereadores em relação a projetos que tramitam na Câmara. “Queremos que o interesse público prevaleça, de fato, e não interesses particulares ou de um grupo ou outro”, frisou o coordenador do Fórum, Izaias Otaviano. A menção era a dois projetos que geraram recentemente audiências públicas, o de desafetação de áreas para construção de moradias populares e o que trata da contratação de financiamento internacional para obras de mobilidade urbana.

O presidente da Câmara tratou o encontro como um passo inicial na relação com as entidades e sugeriu que os encontros sejam frequentes. “É muito importante essa aproximação que a Câmara está fazendo com os órgãos governamentais e não governamentais. Vamos procurar fazer reuniões periódicas com o Fórum Sindical para tratar dos assuntos”, frisou ele.

Um dos comprometimentos de Prudêncio Neto foi de enviar aos sindicatos que integram o Fórum cópias dos projetos que aportarem a casa e que tratem de temas de grande relevância para o município.