O Fórum

O Fórum de Entidades Sindicais de Trabalhadores de Brusque e região foi fundado em 18 de novembro de 2011, durante reunião de sindicalistas na Sede Recreativa do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos (SINTIMMMEB), localizada na cidade de Guabiruba Na ocasião, estiveram reunidos 24 diretores das seguintes entidades sindicais de trabalhadores com sede em Brusque, Santa Catarina: Sintimmmeb (metalúrgicos), SEC (comerciários), SEEB (bancários), Sindmestre (mestres e contramestres), Sinseb (servidores públicos), Sintrafite (fiação e tecelagem), Sintrivest (vestuário), Sintiplasqui (plástico e químicos), e Sintricomb (construção civil).

Os sindicalistas presentes elegeram um coordenador e uma secretária para conduzir os trabalho e estar à frente do Fórum no período de um ano. Os escolhidos foram José Isaias Vechui (Sintimmmeb), como coordenador, e Arlete Noriller (SEEB), como secretária. Ambos, sob a aprovação dos demais, definiram que o órgão faria reuniões ordinárias bimestrais e extraordinárias sempre que necessário.

Desde então, o Fórum tem se reunido mensalmente ou sempre que há a necessidade de encontros extras aos agendados. Além de discutir assuntos ligados diretamente à atuação das doze entidades que formam atualmente, temas de interesse da comunidade em geral, como saúde, segurança pública e infraestrutura também integram as discussões.