Porque você deve ser sindicalizado (a)?

FONTE: www.sintrivest.org.br

A sindicalização não é obrigatória, mas é um direito do trabalhador e também, um exercício de cidadania. Os sindicatos são os legítimos representantes dos trabalhadores junto aos empregadores e sindicalizar-se significa participar de ações que valorizam o ofício de cada trabalhador. É lutar para ampliar e manter os direitos já conquistados. 

Em anos de atuação, os sindicatos fizeram história e foram os responsáveis por muitas das principais conquistas do mundo do trabalho, como o vale-transporte e o 13º salário. Ou seja, cada um dos avanços alcançados pelos trabalhadores foram frutos de intensas mobilizações coletivas, encabeçadas pelos sindicatos.

E para que um sindicato seja forte, é necessário que possua um número significativo de sócios, que assumam também o papel de sustentar e apoiar as bandeiras levantadas pelo movimento sindical. Por meio da sindicalização, cada trabalhador tem a oportunidade de exercer seu papel em busca de interesses comuns. 

A presidente do Sintrivest, Marli Leandro, destaca que o principal benefício de ser sócio do sindicato, é a união da classe em torno dos mesmos objetivos. “Quanto mais associados tivermos, mais forte o sindicato será para lutar por direitos, reajuste de salário, garantias e avanços. Além disso, tem toda a assistência oferecida na área de saúde, por exemplo. Hoje nossos associados desfrutam de uma ampla lista de serviços, com mais de cem convênios médicos, odontológicos, entre outros. Além da preocupação com a parte trabalhista, tem a jurídica e social. Temos cerca de cinco mil sócios, sem contar os dependentes e fazemos mais de mil atendimentos por mês. Apenas um médico que atende no sindicato, realiza 200 atendimentos por mês. Já os dentistas atendem 200 usuários por semana”, descreve a presidente.

Marli observa ainda que o atendimento público em saúde está cada vez mais precário e que os sindicatos desempenham um importante papel, diante da estrutura que disponibiliza a seus sócios.

 

“Está cada vez mais difícil pagar um plano de saúde e o sindicato tem garantido ao trabalhador uma atenção na área da saúde, por meio de um valor bem acessível. Se for comparar o custo de um plano de saúde com o que se paga ao sindicato, se percebe que vale muito a pena. Aqui o trabalhador e seus dependentes são atendidos sem custos adicionais, possuem vários convênios e reembolsos. Portanto, as negociações em busca de melhorias para a classe e os diversos serviços de assistência, estão entre as principais vantagens de se sindicalizar ao Sintrivest”, destaca a representante dos trabalhadores do vestuário.