Fórum Sindical realiza primeira reunião do ano de 2019

O Fórum de Entidades Sindicais de Trabalhadores de Brusque e região esteve reunido pela primeira vez este ano na última segunda-feira, dia 18. O encontro ocorreu na sede do Sindicato dos Mestres e Contramestres de Brusque (Sindmestre), tendo como organizador e anfitrião o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários (SEEB). Reforma da Previdência, saúde pública, fechamento da agência do Ministério do Trabalho, eleições sindicais e negociações coletivas estiveram na pauta.

Participaram da reunião 17 diretores dos doze sindicatos que integram o Fórum. O padre Valdir Prim, novo pároco do Hospital de Dom Joaquim, e o administrador do hospital, Mauro Junghlaus, estiveram presentes na reunião. A unidade possui convênio com os sindicatos, através do Fórum, oferecendo descontos em diversas especialidades médicas.

Saúde e unidades básicas

Jean Carlo Dalmolin, coordenador do Fórum, afirma que o órgão vai continuar a fazer as visitas às unidades básicas de saúde para verificar a situação das mesmas. Duas diligências forma feitas em 2018, culminando em um relatório entregue à Prefeitura. A intenção é manter essas visitas para fiscalizar a forma de atuação da gestão de saúde no município.

Ministério do Trabalho

O Fórum discutiu a situação do fechamento da agência do órgão em Brusque. As informações são de que a mesma não terá todos so serviços encerrados. Para Dalmoiin, essa é uma boa notícia, pois dificultaria muito aos trabalhador se o mesmo tiver de se deslocar a outras cidades da região para buscar os serviços.

Eleições de sindicatos

O coordenador do Fórum destacou a realização de duas eleições de diretorias de entidades associadas ao órgão. Na mesma semana, em fevereiro, aconteceram os pleitos do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis (Sintrafite) e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Material Plástico e Químico (Sintiplasqui).

“Essas duas eleições foram a prova real de que, realmente, os sindicatos funcionam aqui no nossos município”, destacou Dalmolin, por conta da alta aprovação das chapas que venceram.

Compra em conjunto

Outro assunto discutido na reunião foi o sucesso da compra de material escolar feita em conjunto pelos sindicatos que distribuem os itens no início do ano. Das doze entidade que integram o Fórum, seis participaram da empreitada e, juntas, conseguiram reduzir o custo da aquisição s itens em até 40%.

A intenção é estender as compras em conjunto para outros itens, como material de expediente e de odontologia, já que alguns sindicatos oferecem este serviço a seus associados.

A próxima reunião do Fórum será em 11 de março, a partir das 14h, no Sintrafite.