25/02/2016

Fórum discute com Guabiruba entrave de associados no setor de saúde

Na tarde de quarta-feira, dia 24, o Fórum de Entidades Sindicais de Trabalhadores de Brusque e região e reuniu com a secretária de Saúde de Guabiruba, Patricia Heiderscheidt. Na pauta, a sequencia de conversa iniciada na mesma semana com a secretária do setor em Brusque, Ivonir Zanatta Webster, a Crespa, sobre procedimentos via SUS que foram bloqueados em Brusque e que eram realizados pelos sindicatos.

A situação ocorreu quando trabalhadores associados às entidades de Brusque, que possuem abrangência no município vizinho também, não conseguiram realizar os procedimentos. Em conversa com a secretária de Brusque, o Fórum obteve a informação de que isso se  deu por conta de que tais procedimentos precisariam ser feitos em Guabiruba, ou a conta dos mesmos teria de ser arcada por Brusque.

O objetivo da reunião do Fórum com a secretária guabirubense se deu para buscar uma saída, já que o município não tem pacto com Brusque para custear tais serviços via SUS. “Entendemos a situação dela, é diferente de Brusque, onde há outro tipo de gestão da saúde. Mas ela se mostrou muito interessada e nos comprometemos a mandar a relação de associados das entidades de Brusque que moram em Guabiruba para que ela possa avaliar e ver o que se pode fazer”, destaca o coordenador do Fórum, João Decker.

Ele explica que alguns procedimentos podem ser encaminhados via Guabiruba, como mamografias e raios X. “Por enquanto vai permanecer como está. No município de Guabiruba (procedimentos) não podem ser feitos por Brusque. Mas, em breve, vamos dar todos os esclarecimentos sobre como será daqui para frete”, pontua Decker.